Felizes aqueles que leem.

ler100_livros_por_ano_11Desde criança meu pai sempre me incentivou à leitura. Antes mesmo de aprender a ler ele já me dava livros. Aos 8 anos, ele me deu um livro chamado “103 Perguntas que as Crianças Fazem Sobre Certo ou Errado”; tenho ele até hoje e guardo com muito carinho. Cresci num ambiente cercada de livros. Nossa casa sempre foi uma biblioteca.

Apesar disso, devo confessar que não cresci sendo uma leitora dedicada e voraz. Na verdade, acabei me tornando um pouco preguiçosa com o passar dos anos. Felizmente, uma das heranças que o seminário me trouxe foi o prazer e, principalmente, a disciplina da leitura. Nos últimos anos me desafiei a tornar a leitura uma atividade diária e tenho tido bom êxito nisso.

Mas incluir a leitura como parte da minha rotina não foi fácil, pois, ler exige tempo, concentração, dedicação e disciplina. Eu percebi que não adiantava apenas querer ler, eu precisava fazer com que minhas leituras acontecessem.

De uns três anos pra cá sempre tenho traçado metas de leitura para o ano e a cada ano me proponho a um desafio maior. É incrível como ler mais tem transformado meu jeito de ser, falar, conversar, pensar, escrever, etc. Por isso, sempre que posso, gosto de compartilhar minhas leituras e incentivar as pessoas a lerem. A leitura é um dos maiores investimentos que podemos fazer por nós mesmos.

Como eu já disse: criar o hábito de ler (e ter prazer na leitura) não acontece num passe de mágica. Muitas pessoas têm dificuldade (e preguiça) de ler, por isso quero compartilhar com vocês algumas das minhas estratégias de leitura.

– Minha meta para este ano é ler três livros por mês.

– Antes de começar a ler qualquer livro eu o separo com post its coloridos, deixando uma meta de 30 páginas por dia. Isso me ajuda a saber em quantos dias li o livro e se estou cumprindo minha meta diária de leitura.

16295361_10212091857154389_573799424_nn

de trinta em 30 páginas a gente lê um livro ❤

– Desse total de livros do ano pelo menos três precisam ser em Inglês (escolho livros menores e de linguagem mais simples).

– Os livros que leio por mês devem ser de gêneros variados. Tento variar entre Teologia, clássicos da literatura (nacional e estrangeira), e algum assunto específico que eu queira estudar. Esse ano incluí alguns livros sobre política que é um assunto no qual eu quero me aprofundar mais.

– Procuro listar os livros que quero ler. O site monergismo tem uma lista muito legal de livros cristãos sobre os mais diversos assuntos e sempre me atento à indicações em blogs, páginas que acompanho.

– Antes do mês começar eu já separo os três livros e deixo-os na minha cabeceira, assim, eles me servem de lembrete.

– Tenho feito resenhas das minhas leituras, isso me ajuda a fixar melhor o conteúdo.

– Tento intercalar leituras difíceis (sempre incluo leituras que exigem mais de mim nas minhas listas) com leituras mais leves. Uma sequência de leituras muito pesadas (e livros muito grandes) pode sobrecarregar a mente e acabar gerando desânimo.

– Fiz dos livros meus companheiros de bolsa. Não saio de casa sem um livro. Não importa quando nem onde, se me sobram 5 minutinhos eu leio.

– Quando percebi o quanto de tempo eu gastava em redes sociais comecei a pensar quantos livros eu poderia ler nesse tempo. Então, decidi reduzir o tempo de navegação e substituí-lo por leitura.

– Separo o horário da leitura (normalmente no final da tarde) e nesse tempo, deixo de lado o celular, vou pra algum ambiente isolado onde ninguém vá me incomodar e onde não haja distrações e só saio de lá após cumprir a meta diária de leitura. Normalmente, nem vejo o tempo passar e acabo me empolgando. Mas eu respeito o número de páginas pra não me cansar. Às vezes, acabo lendo um outro livro que não está no cronograma do mês, mas não leio mais de 30 páginas/dia do livro do mês.

– Tento não ler mais de um livro ao mesmo tempo (a não ser no caso de leituras para o seminário/curso) porque isso acaba reduzindo meu ritmo e concentração nas leituras.

– Uma meta legal para se fazer também é ler toda a bibliografia de determinado autor. Por exemplo, eu gostaria muito de ler todos os livros do C.S. Lewis. Então, posso programar um ano só pra ler as obras de Lewis.

– Antigamente eu ficava mexendo no celular antes de dormir, mas descobri que a luz do celular provocava insônia e irritação nos olhos, então acabei deixando o celular de lado à noite. O ideal é parar de mexer nele (digo em redes sociais e outras coisas que distraiam) pelo menos 1h antes de ir pra cama. Ao invés do celular, opto por ler antes de dormir. O ideal é uma leitura mais leve. A minha leitura da noite não faz parte do cronograma, então não tenho metas de leitura pra ela. No momento estou lendo “Orgulho e Preconceito” da Jane Austen, muito bom por sinal.

– Sempre que possível compartilho minhas leituras com amigos e pessoas próximas. Isso enriquece, abre os horizontes e ajuda a assimilar melhor o que foi lido.

– Por fim, mas não menos importante, um livro que não pode faltar na lista e na rotina diária de leitura é a Bíblia. Separo as primeiras horas da manhã para lê-la, antes de qualquer outro livro, meditar e orar. Esse ano também estou fazendo a leitura anual da Bíblia toda, então, a tarde separo um tempo para ler 3 capítulos da Bíblia. Essa leitura da tarde, longe de ser monótona, tem me ensinado tantas lições sobre a beleza de Deus! Às vezes, acabo me aprofundando mais na leitura da tarde do que na devocional. É muito enriquecedor. Faço das palavras de Kant as minhas já senti mais conforto com uma simples linha da Bíblia do que com todos os outros livros que já li.

Semana passada li um texto sobre leitura e achei bem interessante, várias dicas dele são parecidas com as que eu já tenho adotado, vou deixá-lo abaixo para que vocês também possam ler e ter mais ideias de como melhorar ou iniciar os hábitos de leitura.

_______________________________________________________________

Estratégias para ler mais e tornar a leitura um hábito

Por Rodrigo Bertotti

Em primeiro lugar, deixe-me responder à pergunta óbvia. Por que a leitura deve ser uma prioridade na vida de qualquer pessoa?

Conhecimento. Os grandes homens e mulheres que fizeram a diferença no mundo foram leitores vorazes. O conhecimento é importante. A leitura me tornou mais eficiente em meu trabalho. Fez de mim um marido atencioso. A leitura desafiou meu relacionamento com Deus. A leitura moldou minha visão do ministério pastoral. Eu não seria quem eu sou hoje sem os livros que me influenciaram.

Por isso aqui vai dicas e truques para ler mais.

Se ler mais em 2017 é um de seus objetivos, veja se algumas dessas dicas ajudam você.

Criar uma lista: Este é um exercício muito interessante para mim. Eu tenho um documento do Google chamado Lista de Leitura de 2017. Eu tenho categorias (como liderança, casamento / pais, ficção / diversão, desenvolvimento pessoal / espiritual e ministério). Em cada categoria, tenho vários livros listados. Isso me ajuda a acompanhar o que eu quero ler, pois se apenas colocar na estante eu acabo me esquecendo. É claro que, durante o ano a lista vai aumentando e chega no final do ano eu não li todos os livros da lista, mas li bem mais da lista inicial, ou do que leria se não tivesse a lista.

Seja inspirado por outros: Eu procuro me inspirar por outros que são capazes de ler mais de 50 livros em um ano.Siga pessoas que são leitores vorazes.Fale com pessoas que lêem muito e perguntem sobre o que estão lendo.Acho que cercar-se de leitores terá impacto no seu desejo de ler mais.

Crie uma rotina de leitura: Ter um momento na agenda para ler fará toda a diferença. Escolha um momento do seu dia que será reservado para a leitura. É uma tarefa obrigatória. Não precisa ser muito tempo. Se você ler apenas 30 páginas por dia, você lerá 900 páginas por mês. Isso já será um bom começo. Pois o final do ano terá lido 10.800 páginas, mais ou menos 50 livros. Imagine o conhecimento acumulado!

Deixe os livros acessíveis: 80% dos livros que li estão no meu aplicativo Kindle.Quando este é o caso, eu sempre tenho algo para ler comigo.Se eu estou no avião, esperando por uma reunião para começar ou ter alguns minutos antes de ir para a cama, eu posso terminar um capítulo.Eu também sempre tenho um ou dois livros na minha mochila.Sempre.Eu nem sempre “quero” ler … mas quando eu quero, eu tenho um livro disponível.

Áudio livros: Não faz tempo que comecei a ouvir livros. Mas isso faz a gente acompanhar muitos mais livros. Pois ao dirigir ou estar caminhando por aí, você poderá estar ouvindo um livro. Depois de algumas horas no transito terá terminado um livro e ganho um conhecimento para a vida. Você pode fazer assinaturas ou até mesmo comprar áudios livros. Eu gosto muito do Blinkist (em inglês) e o Tocalivros (em português).

Obter recomendações: Todos os anos, procuro perguntar para 4-5 pessoas por recomendações de livro. Eu tento fazer uma pergunta pessoal. “Você que me conhece, que livro você me recomendaria para ler este ano?” Ou “qual foi o livro mais significativo que você leu nos últimos meses”? Geralmente, pergunto para alguém que eu realmente respeito, assim consigo boas indicações.

Isto é o que eu faço. Eu leio 5-10 vezes mais livros agora do que anos atrás. Se você tem alguma estratégia, deixe nos comentários abaixo.

“Bem-aventurados aqueles que lêem…”. Apocalipse 1:3

Fonte: http://rodrigobertotti.com/estrategias-para-ler-mais-e-tornar-a-leitura-um-habito/

_______________________________________________________________

Bem, esses são alguns dos hábitos de leitura que tenho adotado ultimamente.

Espero que vocês se sintam inspiradas a ler também. E se você ama ler, me deixe saber quais sãos os seus hábitos de leitura e metas para este ano.

Já fez sua lista de livros?

Aproveite o início de ano e leia mais, afinal o próprio Deus se revelou por meio da palavra escrita, que grande incentivo Ele nos deu para sermos bons leitores.

No amor de Cristo

Prisca Lessa

Advertisements

14 thoughts on “Felizes aqueles que leem.

  1. Munique says:

    Eu não preciso nem dizer o quão apaixonada por leitura eu sou, né… Mas eu adorei sua iniciativa de escrever sobre isso! 🙂
    No ano passado eu tinha a meta de ler 100 livros, e acabei lendo 110, justamente por conta de disciplina. Esse ano a meta é menor, porém, o número de páginas, maior. Ainda consegui criar um clube do livro virtual que tem funcionado bem e incentivado várias pessoas a lerem um pouquinho…

    Você usa o Skoob? Se não usa, deveria, pois é um jeito delicioso de organizar suas leituras, meta anual e estante, que fica organizada e empolga ainda mais 🙂

    Boa semana, meu amor!

    • teologiaparamulheres says:

      Muu ❤ nem precisa dizer mesmo haha, você é super inspiradora nisso. Gostei muito de saber sobre essas metas, você podia escrever sobre isso também, já que é uma leitora voraz e sempre compartilha suas resenhas. Acho o máximo. Não uso o Skoob Mu, vi uma vez nas suas histórias do insta, e achei interessante, mas não faço ideia de como funciona. Mas seria interessante. Depois me explica? E eu amei o blog "CamiNique" entrei pra ver, que delícia e adorei o Clube do livro virtual, é uma ótima iniciativa Mu! Precisamos mesmo de mais incentivos assim. Boa semana sua linda ❤

      • Munique says:

        Vou escrever um post explicando o Skoob e daqui um tempo tento fazer um sobre rotina de leitura (mas eu faço muito errado! Tô lendo 8 ao mesmo tempo… hahahah)
        Vamos trocando figurinhas boa blogs ❤

      • teologiaparamulheres says:

        Hahaha 8 😲 eu piro se fizer isso. Minha mente não tem esse ritmo. Tá bom, vamos trocando Sim, vou aguardar esse post do Skoob 😊

  2. Letícia Belfiori says:

    Eu também amor ler e esse amor começou desde pequeninha com a minha mãe que também me comprava livros e lia para mim antes de dormir, principalmente a Bíblia da Criança. Me lembro de ter feito ela ler para mim essa Bíblia umas 4 vezes e quando aprendi a ler eu devorava com os desenhos. Ao longo do tempo fui relaxando mas já voltei com o hábito e estou com uma lista de uns 12 livros para ler esse ano que já foram comprados mas permaneceram fechados na minha prateleira. Criei uma rotina de ler durante o trajeto de ida e volta da faculdade no trem, pois no onibus eu passo mal 😦 e quando chego a noite reviso a matéria da aula, leio um outro livro devocional e faço a leitura da Bíblia. Comecei a exigir mais leitura de mim quando também percebi que estava gastando muito tempo com redes sociais e vídeos na internet que não levam a lugar algum e estou experimentando manter o cérebro trabalhando ao mesmo tempo que estou relaxando com uma leitura prazerosa. Quero criar essa disciplina de ler todos os dias! Deus te abençoe!!!

    • teologiaparamulheres says:

      Que legal Letícia. Que mal lhe pergunte, o que você está cursando? Esse incentivo de leitura na infância é fundamental, é uma semente que uma hora acaba germinando 😊 já penso em fazer isso quando tiver meus filhos. Realmente essa lida nas idas e vindas no trem deve ser uma boa (também não me dou muito bem lendo no ônibus). Infelizmente a gente acaba perdendo muito tempo útil com coisas inúteis e a internet coopera em grande parcela pra isso. Embora haja muitas coisas boas e proveitosas, o problema é a nossa falta de disciplina mesmo rs. É um exercício constante, como você disse, acostumar o cérebro a ter prazer nesse período de leitura e tornar isso uma disciplina diária. Com a graça de Deus e empenho, conseguimos 😊 Deus te abençoe.

      • Letícia Belfiori says:

        Estou cursando medicina veterinária! E só por conseguir fazer esse curso sonhado pela vida inteira já é um grande incentivo pra treinar meu cérebro a gravar um maior fluxo de informações possíveis! Verdade, esta semente plantada na infância esta me fazendo criar minha própria biblioteca pessoal, é incrivel como acabamos tendo amor pelos livros físicos neah… e você falou tudo, o que nos falta na maioria das vezes é ter disciplina e eu fico tão feliz por poder escolher usar meu tempo de forma inteligente ao invés de passar tempo com qualquer coisa e depois de anos ter aquele arrependimento de fazer algo que sempre quis mas nunca pôde por “faltou” tempo. Amém, com Ele conseguimos tudo! 😀

  3. Vilmara Lima says:

    Eu sou apaixonada por leitura. Qualquer pessoa que me conhece sabe disso. Já cheguei a ler quase 40 livros num semestre em uma época em que tempo era uma coisa escassa para mim. Confesso que hoje estou um pouco menos disciplinada, estou lendo pouca coisa além da leitura “obrigatória” do curso (que é um número considerável). Mas este ano, eu e as minhas colegas de quarto vamos fazer uma rotina e vamos colocar um momento pra leitura nele. Elas estão só esperando eu me organizar com horários do trabalho e voluntariado. Acho que nos ajudará com a disciplina. Estamos muito empolgadas.
    Gostei muitíssimo do seu texto.

    • teologiaparamulheres says:

      Uau Vilmara, 40 livros é um semestre é bastante coisa, sinal de que você é realmente uma apaixonada por livros. Que ótimo! Sei como é, na época de faculdade, minha rotina de leitura também focou só nos livros da faculdade mesmo. Que delícia essa ideia com suas colegas de quarto. Com certeza vai dar muito certo pra vocês! Obrigada!

  4. Dulcianne says:

    Amo ler. Mas na verdade eu preciso me organizar nas leituras e os temas que leio, os teológicos eu gosto de tirar um bom tempo para eles para que eu possa meditar e fazer as aplicações na minha vida no restante faço aleatoriamente, todavia os conselhos aqui apresentados são muito úteis. Obrigada 😍

    • teologiaparamulheres says:

      Que bom, Dulci, fico feliz que tenham sido úteis. Acho bacana que cada um mantenha um ritmo que lhe seja bem proveitoso 😍 Beijos, querida.

  5. AMAJUN por Lay Pauda says:

    Que post lindo! Amei Prisca! Vou tentar aplicar na minha vida para aumentar minhas leituras anuais! Tive que compartilhar com minha mãe, fiquei muito apaixonada pelo texto e me identifiquei bastante! Beijos

    • teologiaparamulheres says:

      Ah, muito obrigada, querida. Fico feliz em saber disso, que o Senhor te ajude nisso ❤ Deus te abençoe e obrigada pelo incentivo! Beijos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s