Alivie a Bagagem.

 

Quando uma criança em período escolar começa a sentir dores nas costas pode ser que o peso em sua mochila não esteja compatível com sua estrutura corporal.

Assim, como as dores nas costas sinalizam que a criança está carregando um peso maior do que sua estrutura é capaz de suportar, a ansiedade sinaliza que estamos carregando mais peso do que somos capazes de levar. É o sinal vermelho de que precisamos reduzir o peso carregado sobre os ombros e as costas. Na época de colégio, principalmente no Ensino Médio, minha mochila vivia cheia e pesada. Na maioria das vezes, porque eu costumava levar mais livros do que o necessário para aula – eu sempre achava que podia acabar precisando de algum e na dúvida, preferia não deixar nada pra trás. Com o tempo, isso começou a gerar dores nas costas e foi assim que percebi que estava me sobrecarregando. Tenho a impressão de que os problemas e preocupações são como estes livros – e a ansiedade como a dor que eles causam com o passar do tempo. Frequentemente, queremos carregar mais do que realmente necessitamos e podemos. Jesus disse que não deveríamos nos preocupar com o dia de amanhã, pois, o amanhã traria seus próprios cuidados, “basta a cada dia o seu próprio mal” (Mt 6:34), Ele concluiu. De outra forma, Jesus estava dizendo que não podemos carregar todos os livros da semana em um único dia de aula (nem mesmo ler todos os livros que insistimos em acreditar que serão iniciados e concluídos no fim de semana ou durante as férias, ilusão). Ainda que pensemos que todos eles são fundamentais e podem vir a ser necessários, é pouco provável que usemos os livros de Matemática e Filosofia na aula de Educação Física. Basta a cada dia o seu próprio livro. Cada dia de aula possui suas próprias disciplinas e traz suas exigências, então, por que sobrecarregar a “mochila” com as exigências que não são para este dia?! A mochila da vida deve carregar o peso necessário para cada dia, a fim de não lesionar nossas emoções, nem nossas costas pra que continuemos fortes e aptos a carregar os livros que irão surgir no decorrer da caminhada.

Por  que  sobrecarregamos  e  castigamos  as  nossas  costas  e  mente  com peso  desnecessário?

Carregamos  nossos  problemas  e  preocupações  pra  cima e  pra  baixo  como  se  fossem  resolver  o  mundo  quando,  no  fim  das  contas,  não contribuem  em  nada  para  o  momento  e  ainda  nos causam  uma  baita  dor  no  fim do  dia.   Deus  não  nos  deu  estrutura  pra  carregar  o  peso  que  por  vezes  tentamos levar.  Ele  é  a  macro  estrutura  que  carrega  o  peso  por  nós.  Quando  tentamos inverter  isso,  o  corpo,  a  mente  e  o  espírito  sentem  (ansiedade,  insônia,  stress, irritação,  dores).  Esse  peso  só  é  aliviado quando  tiramos  o  excesso  e  nos conformamos  em  viver  um  dia  de  cada  vez.  Assim,  como  cada  dia  letivo  tem suas  disciplinas,  cada  dia  da  vida  tem  suas  preocupações  e  também  soluções. Basta a cada dia o seu próprio mal. Alivie a bagagem! #enjoylife

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s