Euforias da Vida

image

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez vos digo:Alegrai-vos” (Filipenses 4:4)
A alegria é um dos aspectos do cristão que se alimenta da palavra de Deus diariamente. Não falo aqui de uma alegria passageira, mas aquela eterna, solidificada na verdade de Deus. À medida em que o cristão conhece e se deleita na palavra Deus ele se torna mais feliz, eis O SEGREDO da ALEGRIA:
A alegria é uma característica DO fruto do Espírito Santo (já que não são vários frutos, pois o fruto é um só) e sabemos que a semente do Espírito é a própria palavra de Deus, logo, o fruto é desenvolvido em nós à medida que lemos, compreendemos e praticamos a palavra de Deus, e se a alegria é uma das características do fruto do Espírito, meditar na palavra de Deus é o meio pelo qual devemos semeá-la em nosso coração. Ela flui da palavra de Deus quando nos inclinados diante dela.
Mas veja bem, há uma GRANDE diferença entre alegria e euforia. Euforia é algo momentâneo, é um ardor, uma paixão desmedida que surge repentina e intensamente e vai embora sem deixar rastros. A alegria por sua vez, brota lentamente porque suas raízes são profundas, ela cresce para baixo antes de se tornar visível – ela não é como a palha; a verdadeira alegria brota muitas vezes no terreno da dor, da tristeza ou da solidão. A euforia só persiste enquanto a emoção estiver latente, enquanto o ambiente estiver intenso, ao primeiro sinal de dificuldade, ela não pula e nem dança, simplesmente desaparece, sem despedidas. A euforia como os “amigos de festas”, só aparece quando está tudo bem, já a verdadeira alegria é como (os poucos) bons e velhos amigos que nos acompanham durante toda a vida, nos inverno e nas primaveras. A euforia passa, mas somente a verdadeira Alegria é capaz de sustentar nas noites mais frias da vida, somente ela é capaz de enxugar as lágrimas traiçoeiras.
Essa alegria é um tesouro precioso e raro, não se acha em prateleiras, ela não vem pronta e não pode ser comprada com valores mutáveis. A verdadeira alegria nasce de uma semente: a palavra de Deus, diariamente plantada no coração daqueles que crêem.
Conforme a vida passa, tenho aprendido que é melhor ter uns poucos amigos, mas sempre constantes, do que seus muitos amigos momentâneos; assim, tenho aprendido também que é melhor a alegria constante proporcionada pela viva palavra de Deus do que a euforia inconstante e passageira. A alegria leva tempo para ser cultivada, mas é eternamente proveitosa. A euforia, assim como a paixão, vem e vai, no entanto, eu prefiro a solidez do amor que cria raízes e permanece, assim como a alegria de viver com Cristo e conhecer sua eterna vontade revelada. Perdemos um tempo precioso buscando alegria e realização naquilo que não satisfaz e pelo contrário, só aumenta ainda mais a fome. Não confunda euforia com alegria, a euforia SE alimenta dos momentos, mas alegria, por sua vez, é quem alimenta OS momentos, entre uma e outra, eu opto pela alegria e você?!
Se você deseja essa alegria constante e verdadeira, busque-a com paciência e perseverança, ela virá e brilhará eternamente no seu coração, mesmo em dias de chuva! Um estômago cheio de alimento sempre gera paz e alegria, assim também um coração cheio da palavra de Deus! Leia, medite, decore, escreva, viva a palavra.

No Amor de Cristo,
Prisca Lessa

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s