Valores Altos

image

“Não há motivos pra romances
Que não vão durar até o final
Nem jogar dardos com a vida
Dançando sobre sonhos de cristal
Não há motivos pra viver na solidão
Correndo o mundo por um pouco de atenção…Se há um Deus que diz
Filho descansa em mim
E o meu amor jamais tem fim”

Quem nunca pechinchou na hora de uma compra?! Quem nunca deixou de comprar algo por que achou caro demais?! Ou, quem nunca mesmo sendo caro, juntou dinheiro para comprar aquilo que tanto desejava ter?! Quem nunca?!
Um dia desses saí para conversar com uma amiga. Depois de comer fomos dar uma volta no shopping e em determinado momento ela quis entrar numa loja para ver uma sapatilha de uma marca que ela gosta muito! Eu super econômica já fui logo falando:
– Nossa, eu nunca pagaria isso numa sapatilha, apesar de gostar dessa marca, esse valor é muito alto.
Ao que ela prontamente me respondeu:
– Ah, é porque você não gosta de verdade, se gostasse iria pagar sim, porque vale cada centavo.
Ela tinha razão e isso me fez pensar. Nós pagamos caro para obter aquilo que realmente gostamos, porque é valioso para nós.
As pessoas não são itens de consumo, mas certa vez aprendi que cada pessoa tem o seu valor e esse valor quem estipula é o próprio indivíduo, por exemplo, se você acha que vale pouco, as pessoas te tratarão conforme o valor que você demonstra ter, se você acha que vale muito, as pessoas que gostam de você te tratarão conforme esse valor. Até o modo de falar das pessoas varia conforme o valor demonstrado. Lembro que no colégio meus amigos me excluíam de determinados assuntos, eles diziam: “Não vou dizer isso pra Prisca não”, eu ficava chateada porque eles riam das conversas e piadinhas entre eles e no fim eu preferia não saber mesmo de que se tratava, mas hoje vejo nisso um aspecto positivo, eu mostrei a eles qual era o meu valor e eles respeitaram.
O interessante é que a maioria das moças cristãs tem valores altos, no entanto não sabem o valor que têm. Esse valor é exibido ATÉ que chegue alguém querendo nos conquistar pela metade do preço, ou dando aquele “descontinho”, abrindo mão de alguns valores para que ele “te leve”. Algumas de nós podem ter caído na conversa porque ouviram algo do tipo:
– Se você continuar sendo tão “cara” assim ninguém vai “te comprar”, vai ficar pra sempre nessa prateleira. Hoje em dia, quem paga caro em cristal legítimo se tem vidros mais baratos por aí? Aceite o preço que oferecerem e dê-se por satisfeita – o curioso é que esse tipo de conselho vem de pessoas cristãs também, mas minha querida guarde isso, pois eu guardo em meu coração com letras garrafais: O QUE É CARO PARA MUITOS SERÁ O VALOR JUSTO PARA A PESSOA CERTA. Em algum lugar desse mundo há um amante de cristais que irá pagar o preço que for para obtê-lo, pois reconhece o valor que ele possui (que você possui). Se baratear, qualquer um poderá te levar e tratar um cristal precioso como vasilha de plástico, não se iluda, se alguém lhe conquista pelo valor de um plástico é como plástico que você será tratada, ainda que seja um cristal precioso. Você não será polida, colocada em lugar de honra, longe de riscos de queda, porque a verdade é que ninguém dá valor àquilo que custa pouco. A gente só valoriza o que custa o nosso suor e esforço.
No fim das contas, minha amiga estava cheia de razão, de fato, eu não pagaria caro naquela sapatilha porque não gosto dela DE VERDADE, mas ela pagaria feliz por cada centavo simplesmente porque AMA! Nós só investimos alto naquilo que amamos. Se alguém não estiver disposto a investir alto em você –  e quando eu falo em investir alto não estou falando financeiramente, mas falo de doação, de compromisso, de valorização – fique tranquila, essa pessoa não enxergou o valor que você tem (não mude o seu valor para “sair da prateleira”), haverá um que enxergará seu valor de tal forma que investirá com alegria, certo de ter feito o melhor investimento que poderia fazer na vida! Você vale cada centavo, não despreze o seu valor.
Mas qual é o seu valor? Que valor é esse? Alguém já pagou por esse valor? Sim: Cristo! Ele definiu na cruz o meu e o seu valor. E como podemos saber esse valor?
Te convido a ler João 3:16 e Efésios 5:25 – 30, medite nestes textos e peça para que o Senhor te faça enxergar esse valor, tenho certeza de que sua visão de si mesma nunca mais será a mesma, você se sentirá uma filha mimada pelo Senhor. Além disso, há um texto que eu gosto muito, é uma carta de um pai à sua filha, o trecho que mais gosto é este:
“Querida filha, não se acomode. Ame um homem que ame a Cristo mais do que a você – e a você mais do que a ele mesmo. Seja atraída por ternura, humildade, abnegação, coerência e sacrifício. Busque aquele homem que carrega a marca da cruz do nosso Senhor na vida dele. Ame aquele homem que não vive no temor das suas emoções, mas no temor do Senhor. Não se case com um garoto… não importa quantos anos ele tenha. Não se apaixone pelo primeiro jovem que se aproxima de você e te dá atenção. Ao invés disso, siga aquele homem que se aproxima e se assemelha à graça incondicional do seu Senhor Jesus. Lamento tanto pela condição geral da juventude masculina. Lamento por eles confundirem desejo sexual com amor. Entristeço-me por eles serem mais competentes em jogar do que em equilibrar o orçamento. Sofro por eles saberem mais sobre esportes do que doutrina. Desculpo-me por eles saberem melhor como manusear uma arma (…) do que tratar uma mulher. Sei que piedade em um homem é difícil de achar. Mas ache-a. Senão, você vai passar sua vida criando o homem que você achava que tinha se casado. A igreja e essa cultura estão cheias de meninos disfarçados de homens. Deixe-os para lá”. (Pr. Byron Yawan)
Não abra mão dos princípios que foram semeados ao longo de uma vida, não dê ouvidos aos maus conselhos, não se apresse, mantenha seus valores, Deus recompensará você.

Indicação:
– Música: Não há motivos, Hélvio Sodré

Com amor,
Prisca

Advertisements

3 thoughts on “Valores Altos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s