Teoria conspiratória ou devaneios?

Esta semana encontrei uma solução palpável para as dezenas de contas que tenho em sites, reuní-las em um único site, o meadiciona, então, enquanto fazia meu enésimo cadastro, parei e pensei o quão dependentes nos tornamos de toda essa tecnologia que realmente facilita nossa vida. Mas até que ponto ela é “confiável”? Colocamos nossos dados, compartilhamos fotos, será que alguém realmente sabe com o quê concorda ao aceitar os termos de uso?! Será que alguém se dá ao trabalho de lê-los (eu pelo menos não)? Além disso, será que toda essa tecnologia é infalível? Se a internet falhasse mundialmente, qual seria a proporção do caos causado? (Prefiro não pensar). Fico desesperada cada vez que entro no wordpress e ele está em manutenção (meus textos)! Prometi que salvaria todos eles no computador, mas quem garante que meu computador não vai pegar um vírus e não vou perder todas as informações armazenas?! Afinal, quem nunca passou por isso?!

Não controlamos nada, somos controlados por essa máquina que dita nossos horários, capaz de nos prender durante 24 horas, capaz de nos tornar sedentários ou compulsivos. Os filmes de ficção científica anunciam uma era em que as máquinas controlarão o mundo, posso afirmar que essa era já chegou. Desliguem as máquinas e o que temos? Um homem primitivo e incapaz. Por quê? Por que somos controlados por ela, em todas as áreas.

Se usarmos um pouco a razão, veremos que todos os sites têm como propósito expor nossa vida,eles querem saber o que estamos fazendo, para onde estamos indo, o que comemos ou lemos, e nós, satisfazemos a todas essas questões, felizes da vida por poder compartilhar com o mundo nossa vida particular. Essas informações ficam, se acumulam, você pode até não se lembrar… Um dia desses decidi pesquisar meu nome no google ( quem nunca fez isso?!), imaginem minha surpresa com a quantidade de páginas que nem me lembrava ter me cadastrado algum dia, e qualquer um tem acesso a isso!

Nos dias de hoje, quem é capaz de ler uma enciclopédia? A informação é instantânea, jogue no google e descubra. Veja bem, há uma grande diferença entre descobrir e aprender, a informação é tão rápida que mal somos capazes de absorvê-la.

E então a vida continua, são só alguns devaneios…

10 thoughts on “Teoria conspiratória ou devaneios?

  1. - biatutty :) says:

    Concordo PrIm eu mesma dependendo do assunto morro de preguiça de ler, e eu nunca leio os termos de uso seja ele de qual fim for. Ahh vontade de linkar você, me linka também , adoro esse blog, primeiro comentário, mais eu venho sempre aqui. BEIJOOOS

  2. Águeda Heberle says:

    Caí exatamente nestes pensamentos ontem, quando faltou luz aqui em casa. Se a internet parasse de funcionar por uma hora, no mundo inteiro, iria virar um caos tão grande que seriam necessárias semanas pra tudo voltar ao normal. Hoje em dia, tudo depende da internet. Acho que seria importante acharmos um equilíbrio entre estar por dentro de todas as tecnologias e conseguir sobreviver sem elas, até por que, talvez um dia realmente precisemos.

  3. Bruno Rodrigues says:

    Concordo em número, gênero e grau. Estamos cada vez mais dependentes das máquinas em geral, não só dos computadores. Daqui a pouco até sexo a gente vai fazer que nem naquele filme futurista do Stallone, Wesley Snipes e a Sandra Bullock, não lembro o nome agora. Isso se não estivermos vivendo já na Matrix há tempos. Volta meia essa idéia me perturba os pensamentos. =S

Leave a Reply

